má-fé - ορισμός. Τι είναι το má-fé
Diclib.com
Λεξικό ChatGPT
Εισάγετε μια λέξη ή φράση σε οποιαδήποτε γλώσσα 👆
Γλώσσα:

Μετάφραση και ανάλυση λέξεων από την τεχνητή νοημοσύνη ChatGPT

Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:

  • πώς χρησιμοποιείται η λέξη
  • συχνότητα χρήσης
  • χρησιμοποιείται πιο συχνά στον προφορικό ή γραπτό λόγο
  • επιλογές μετάφρασης λέξεων
  • παραδείγματα χρήσης (πολλές φράσεις με μετάφραση)
  • ετυμολογία

Τι (ποιος) είναι má-fé - ορισμός

Má fé

má-fé         
sf Intenção dolosa.
Má-fé         
Má-fé (da expressão latina mala fides) é um conceito associado à ideia de fraude ou intenção dolosa.Dicionário Priberam da Língua PortuguesaFERREIRA, A.
Litigância de má-fé         
Litigância de má-fé é um conceito do Direito processual que descreve um dos diversos casos possíveis onde uma das partes de um processo, autor, réu ou interveniente, litiga intencionalmente com deslealdade e/ou corrupção, prejudicando intencionalmente a parte adversa ou o próprio sistema judiciário.

Βικιπαίδεια

Má-fé

Má-fé (em latim: mala fides) é uma forma sustentada de engano que consiste em entreter ou fingir entreter um conjunto de sentimentos enquanto age como se fosse influenciado por outro. Está associado à hipocrisia, quebra de contrato, afetação e conversa fiada. Pode envolver engano intencional de outros ou autoengano.

Alguns exemplos de má-fé incluem: soldados agitando uma bandeira branca e depois disparando quando o inimigo se aproxima para fazer prisioneiros (cf. perfídia); um representante da empresa que negocia com trabalhadores sindicais sem intenção de se comprometer; um promotor que defende uma posição legal sabendo que ela é falsa; e uma seguradora que usa linguagem e raciocínio deliberadamente enganosos para negar um sinistro.

Na filosofia, após a análise de Jean-Paul Sartre dos conceitos de autoengano e má-fé, o último conceito foi examinado em campos especializados no que se refere ao autoengano como duas mentes agindo de forma semi-independente dentro de uma mente, com uma enganando a outra. A má-fé pode ser vista em alguns casos como não envolvendo engano, como em alguns tipos de hipocondria com manifestações físicas reais. Questiona-se sobre a veracidade ou falsidade de declarações feitas de má-fé e autoengano; por exemplo, se um hipocondríaco faz uma reclamação sobre sua condição psicossomática, ela é verdadeira ou falsa?

A má-fé tem sido usada como termo artístico em diversas áreas envolvendo feminismo, supremacia racial, negociação política, processamento de sinistros de seguros, intencionalidade, ética, existencialismo, negacionismo climático, e a lei.